- Equação do 1º e 2º grau
- Função do 1º e 2º grau
- Valor máximo e valor mínimo
- raízes ou zeros de uma função
- gráfico de uma função
- Função crescente ou decrescente
Objetivos:
- Desenvolver a capacidade de raciocínio e de resolver problemas
- Analisar e interpretar dados provenientes de problemas matemáticos
- Aplicar seus conhecimentos matemáticos na realização dos jogos
- Ler e interpretar dados dispostos em diferentes representações matemáticas
- Diferenciar funções do 1º e do 2º grau aplicando os seus conceitos na resolução dos problemas
Habilidades:
- Compreender enunciados e emitir juízos próprios sobre as informações relativas ao jogo
- Procurar e interpretar informações relativas aos problemas, buscando solucioná-los
Sequência didática:
- Divisão da turma em grupos de 4 alunos
- Distribuição de tiras contendo propriedades e cartas de funções
- As cartas e as tiras serão embaralhadas e colocadas com as faces voltadas para baixo sobre a mesa
- Um aluno retira uma carta de função e cada jogador seleciona, entre as suas tiras, aquela que corresponde a propriedade da função
- Cada tira de propriedade corretamente escolhida representa um ponto para o jogador
- As tiras de propriedades são novamente juntadas, embaralhadas e distribuídas para o jogadores e outra função é retirada do monte
- O ganhador será aquele que ao final tiver obtido o maior número de pontos
Ex de tiras de propriedade:
Possui uma raiz positiva
Não tem raízes
É decrescente o seu domínio
Seu valor máximo é positivo
Tem concavidade para cima
Ex de cartas de funções:
y = 2x + 1
y = x² - 2x + 5
2 comentários:
Deveria colocar a referência de onde tirou o jogo não é?
Smole e Diniz, Matemática Ensino Médio, editora Saraiva.
MUITO BOM O JOGO
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